As 4 praças mais bonitas de Belo Horizonte 22 de março 2018 – Publicado em: Cidade, Lifestyle, Turismo – Tags: , , , , , , ,

Belo Horizonte é considerada uma cidade jardim. A cidade está repleta de verde, jardins, parques e praças. Claro que exigente como somos, ainda queremos mais. Afinal de contas, queremos ao menos uma praça por bairro. Não seria demais? Mas hoje, não iremos fazer críticas e, sim, eleger as 4 praças mais bonitas de Beagá.

Praça Carlos Chagas

A praça está localizada no bairro Santo Agostinho e é popularmente conhecida como Praça da Assembleia, pois junto a praça está localizada a Assembleia Legislativa de Belo Horizonte. O projeto paisagístico é assinado por Burle Marx e é considerada a segunda maior praça da capital, com 33.700m². Em recente reforma, lá se tornou um lugar ainda mais agradável e bonito. A noite e em fins de semana a praça está sempre cheia, com crianças se divertindo nos playgrounds, muitas pessoas praticando esportes e, também, peludinhos se divertindo por lá. No ano passado, foi inaugurado o painel de concreto, nomeado como “Homenagem a Burle Marx” , projetado por por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono, que já fazia parte do projeto original da praça, datada de 1975, mas que só saiu do papel recentemente. Ebaaaa! Comemoramos, pois ficou lindo!

Praça da Liberdade

A praça queridinha de quase todos os belo-horizontinos foi construida para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado que obedecem a tendência da época – estilo eclético com elementos neoclássico. A praça foi construida no ponto mais alto da área inicial da cidade (circunscrita à Avenida do Contorno) e ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos, que vão da art decó ao pós-moderno. O traçado e os jardins, foram inspirados no Palácio de Versalhes (França), são um convite aos passeios e caminhadas. Desde 2010, os prédios ao redor da praça, foram transformados em museus e a região se tornou o maior conjunto integrado de cultura do país. (Saiba mais, aqui!) Passe o dia, passe a tarde, passe a noite, na verdade não importa o horário, a praça está sempre linda!

Credito: Renato Cobucci/Imprensa-MG

Praça do Papa (Praça Israel Pinheiro)

A maior praça de Beagá, com aproximadamente 45mil metros quadrados, com uma vista deslumbrante que faz jus a um belo horizonte! Seja para fazer um picnic, brincar com seu animalzinho de estimação ou brincar com a meninada, a praça é presente na vida dos belo-horizontinos. Localizada na Av. Agulhas Negras, continuação da Av. Afonso Pena, após a praça da bandeira, em uma região nobre da cidade. Por estar localizada na Serra do Curral, a praça é íngreme, mas não se torna desconfortável e, por esse fato, proporciona uma bela vista panorâmica da nossa linda cidade.

Praça do Papa (Israel Pinheiro) – Belo Horizonte

Praça Floriano Peixoto

Localizada no bairro Santa Efigênia, a praça Floriano Peixoto tem um ar nostálgico. A praça sempre realiza eventos e shows, inclusive sediou algumas apresentações do Savassi Festival nos últimos anos, levando jazz de qualidade para adultos e crianças. Passar o dia, fazer atividades físicas ou simplesmente ler um livro ouvindo os pássaros cantando. Uma forma de no meio da cidade, sairmos da turbulência diária e emergir em uma deliciosa nostalgia, dos tempos de uma cidade do interior. Vale a visita!

Retratamos apenas 4 praças das inúmeras que existem. Explorar Belo Horizonte e conhecer seus bairros e seus (en)cantos que muitas vezes estão embaixo do nosso nariz. E você, concorda com lista? Qual praça você incluiria nas mais belas da cidade?

 

* todas as imagens foram tiradas do Google Imagens.

 

 

« Do Copo ao Complexo: A Região da Lagoinha no imaginário de Beagá
As obras de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte »