Carrinho 0

Tanto de Trem - Podcast - Belo Horizonte

Se você é um apaixonado por Beagá como nós, você vai amar o Tanto de Trem. Um podcast que nasceu da vontade de três grandes amantes da cidade de falarem sobre a capital mineira, sua cultura, história, pontos turísticos e curiosidades!

O time é formado por um dos fundadores do Made in Beagá, Felipe Martins; pela Virgínia Sasdelli, que há seis anos vem compartilhando suas experiências na cidade conosco por meio do BH Dicas e pelo sócio-criador do Panapaná e amante inveterado de Belo Horizonte, Brunno Montolli. Juntos, eles fazem um podcast com dicas, informações e bom humor.

Felipe Martins, do Made in Beagá, Virgínia Sasdelli, do BH Dicas e Brunno Montolli, do Panapaná, integram o time do "Tanto de Trem

Episódio 01 - Apresentando o podcast

Conheça os apresentados do podcast: Brunno, Felipe e Virgínia e sobre o que será "Tanto de Trem".

Nesse episódio: Primeira gravação // Possíveis pautas para o pod// Episódios com um tempo aproximado de assarmos um pão de queijo // Explicamos os quadros Nuuh!  e o Ah Neeim!

Episódio 03 - Lendas Urbanas

Lendas Urbanas de BH Você acredita em histórias de fantasmas? Há quem diga que sim e há quem diga que não passa de “Lendas Urbanas”.

Nós acreditamos que estas lendas são uma maneira de nos deixar vivos e conectados com nossa história. Neste episódio listamos as mais conhecidas, suas origens oriundas da destruição do velho Curral del Rey e construção da futura capital de MG em 1897. Sinal da cruz, bate na madeira 3 vezes e vem com a gente!

Episódio 05 - Você conhece BH ? Vem com a gente pras regiões Barreiro e Noroeste!

Como era nossa cidade lá no começo de tudo? Fomos pesquisar a história dos bairros de Belo Horizonte e vamos te contar um pouquinho sobre as 9 regionais da nossa cidade linda.

Falaremos sobre duas regiões: Barreiro e Noroeste. O Barreiro tem Cristo redentor, benzedeira famosa, 5 parques, teatro de bonecos e é campeão de Comida de Boteco.Já a região Noroeste teve o primeiro cemitério permanente de BH, uma fazenda modelo, tem avenidas importantes e um aeroporto.

Episódio 07 - Planejando a festa de 122 anos de Belo Horizonte! 

Episódio Especial! ANIVERSÁRIO de Belo Horizonte. 122 anos!

Nesse episódio, planejamos a festa da cidade. As 9 regionais comemoram e depois se encontrariam em um local. Trazer o bondinho de volta? Feira Hippie sem ser domingo? Música em vários pontos da cidade? Blocos de Carnaval. Letreiro na Serra do Curral. Kaol pra todo mundo e chuva de pão de queijo.

Episódio 09 - Você conhece BH?! Conheça as regiões Oeste, Nordeste e Leste

Saiba mais sobre as regiões de BH. Por que a Virgínia não pode mais entrar na Igreja Cura Dar’s no bairro Prado? O Jóquei Clube original de BH era onde é atualmente um local famoso de BH!

Da região Nordeste de BH veio uma famosa artista do Brasil. Por que o bairro União tem esse nome!? Imagina se no local do Estádio Independência fosse um parque!? De Leste Oeste de Norte ao Sul passeamos pelas 9 regiões da cidade!

Episódio 11 - Na Galeria do Ouvidor!

Segunda temporada!!!

Visitamos a Galeria do Ouvidor! Lugar que tem de tudo um pouco! Muitos sex shops, lojas de artesanato e embalagens! Lá também dá pra comprar e vender cabelo! Fomos lá pra procurar trem pra Carnaval!  Saiba quais blocos mais gostamos de ir na festa momesca de rua de BH! Destaque para nossa conversa com Nero, primeiro cabeleireiro unissex de BH!

Episódio 13 - Na Feira Hippie! 

A maior feira de artesanato ao ar livre do estado acontece todos os domingos em Belo Horizonte. Faça sol, faça chuva, seja feriado. Sempre das 6h às 14h. Comemos o famoso Churrasquinho do Alair, um biscoito frito com café e docinhos.

Conversamos com Fernanda Fantagussi, que há 13 anos vende lindas mochilas e bolsas, mas tem um longo percurso de feira. A barraca que ocupa é familiar e existe desde as primeiras edições na década de 60. Procure na feira por Fantagussi. Fica em frente ao Palácio da Liberdade, na terceira palmeira.

Episódio 15 - Documentários sobre BH

Em tempos de Coronavírus, estamos em casa por medidas de segurança. Mas, apaixonados que somos, preparamos um episódio muito especial com dois documentários que fazem referência a BH para você assistir e morrer de amores também .

“Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcora” tem 50 minutos e conta parte da história das salas de cinema de Belo Horizonte. O outro é “Ruas Ilustres”,  sobre a história de BH. Com roteiro e direção de Alexandre Perdigão, nós tivemos o prazer de contar com a participação dele nesse episódio.

Episódio 17 - Músicas e clipes que homenageiam BH

Neste episódio, falamos sobre as músicas que fazem homenagem a Belo Horizonte. Seja pelo clipe ou seja pela letra. Separamos músicas lindas, para você ouvir e amar ainda mais Belo Horizonte.

Tem participação especial do cantor e compositor Affonsinho, conversando com a gente sobre como foi o processo de "Sas Sies Sionss". Das Quebradas também está por aqui com a gente contando sobre a música e o clipe da música "Belo Horizonte". Também tem Flávio Venturini gravou um video muito especial, que você confere no Instagram do "Tanto de Trem".

Episódio 19 - Nostalgia BH

Tá com saudade de viver a cidade? A gente também. Mas tem uma outra saudade que a gente sempre tem: dos lugares que fizeram parte da nossa história em Belo Horizonte e já se foram. Por isso, dedicamos esse episódio para falar de nostalgia.

Lembra de como era bom dançar no Amoricana aos domingos, comer a batata frita do Soho e encontrar com os amigos no Boliche da Prudente? Você era do Axé Brasil ou Pop Rock? Ou ambos? Aí, o Mercado Mundo Mix e Carnabelô era tudibom. Essas e muitas outras lembranças estão neste episódio. Vem ouvir!

Episódio 02 - Turistando em BH! 

O que você faz quando recebe amigos em nossa BH? BH tem muita ou pouca coisa para se fazer e mostrar? Sera que turistar é pessoal ou acaba sempre do mesmo jeito?

Neste episódio, alguns pontos indispensáveis para uma boa recepção, assim como nossa visão de como deixar a melhor impressão possível da nossa BH!

Episódio 04 - A Maravilhosa Comida Mineira

Conquistamos o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela UNESCO e não é à toa. Hoje vamos conversar sobre feijão tropeiro, fígado com jiló, frango ao molho pardo e muito mais...

Ensinamos aqui, uma nova maneira de preparar, que vai facilitar a vida de quem está sem tempo e é viciado em pão de queijo. Quem não é, né? Já pensou em ganhar de presente de aniversário um pernil? Depois desse episódio vai ser difícil não passar um cafézim.

Episódio 06 - Você conhece BH? Vamos agora pra Venda Nova e Região Norte!

Você sabe de onde vem o nome Venda Nova? Será que tinha Forró do Mangabinha lá? São 9 parques, 37 bairros e a história de construcão da região foi feita pelos moradores.

E a região Norte???? A região com mais nome de mulheres nos bairros, áreas verdes preservadas e ocupacão de 90 % da construcão por casas. Falamos até sobre o termo ZN, muito usado em outras capitais. Lancamento do podcast no Café Palhares. Referência Livro: Rios Invisíveis de Alessandro Borsagli.

Episódio 08 - Você conhece BH? Entendendo as regionais Centro-Sul e Pampulha!

Entenda mais como começou a ocupação da cidade!!  Região Centro-Sul onde um de tudo acontece! Conheça o porquê dos nomes dos bairros Cruzeiro, Carmo e Sion. Será que oLourdes sempre foi composto por casas nobres?

Região Pampulha! Tem universidade, aeroporto e uma lagoa de entretenimento e lazer. Fomos surpreendidos com a origem do nome Pampulha.

Episódio 10 - Mineirês: melhor idioma!

Conheça um pouco sobre nosso mineirês!! São tantas expressões! Tem uns que falamos sem nem perceber! “Trem” poderiam virar o “ok”, usado no mundo todo!

A verdade é que praticamente temos um dialeto próprio e conseguimos falar uma frase inteira com palavras que criamos (e, na maioria das vezes) só nós entendemos! Neste episódio, você pode conhecer um pouco mais sobre o mineirês e, de quebra, se divertir com a gente, uai!

Episódio 12 - No Parque Municipal!

Lugar que muitos moradores de Belo Horizonte guardam com carinho, lembranças da infância. Minhocão, carrossel, trenzinho. Pipoca, foto na hora e passeio de burrinho. Tem a Jaca, que um dia já teve fila de espera para ser apreciada. Tem também um passeio de barquinho que fomos experimentar.

Conversamos com Sr. Nivaldo, que está a frente da lanchonete do parque há mais de 50 anos e Alex, o salva vidas do passeio de barquinho

Episódio 14 - No Museu de Artes e Ofícios!

O episódio é sobre o museu de Artes e Ofícios na Praça da Estação/ Lá funciona terça a sábado, das 9h às 17h,  com visitação gratuita. Nesse episódio, conversamos com a Livia, que conta como é funcionamento do museu e também sobre um caso curioso com uma das estátuas.

Visitamos a exposição temporária “BH em uma Estação” que conta mais sobre o processo de construção e desenvolvimento da Praça da Estação.  Batemos na porta de uma casa LINDA que fica bem na praça e conversamos com o morador Breno sobre a experiência de viver ali.

Episódio 16 - Filmes gravados em BH!

O episódio de hoje é sobre filmes que foram filmados em Belo Horizonte. Infelizmente, não foi fácil encontrar. Procuramos por filmes que promovessem a cidade, que as histórias se conectassem com BH. mas, por enquanto, a oferta não é grande.

Contamos com a ajuda preciosa da Daniela Fernandes , apaixonada por cinema, promove o Curta Circuito no Cinema Humberto Mauro, um dos mais antigos cinemas de rua. Assistimos aos filmes e comentamos aqui no #episodio16.

Episódio 18 - Doces de BH!

Qual o seu doce preferido de Belo Horizonte?

Neste episódio é dedicado aos doces tradicionais da cidade e recomendamos um “babador”.

Quem nunca foi a Sorveteria São Domingos no domingo à tarde tomar sorvete de jabuticaba? Se não foi, ainda tá em tempo de experimentar. Citamos muitos locais importantes quando se fala em doce em BH, como Doces de Portugal, Frau Bondan, Boca do Forno, Pão de Mel, Fany Bombons, Rei do Canudinho e Xodó. Tá esperando o quê? Dá o play e vem conosco!

Episódio 20 - Astrologia de BH! 

Para o último episódio da segunda temporada, nos aventuramos a falar sobre Astrologia e contamos quais lugares da cidade representam os doze signos do Zodíaco na capital mineira.

E ainda convidamos o astrólogo, especialista em leitura de oráculos e treinador de Mindfulness J. Miguel Saimagos para fazer o mapa astral da nossa querida BH, o qual você pode conferir aqui. Ah, ele indicou ainda previsões para o futuro, que a gente amoooou!!!